16º CIRCUITO DE XADREZ DE LACERDÓPOLIS

CIRCUITO REGIONAL OESTE DE XADREZ 2016

Entrevista: ALAIZE

A cidade de Lacerdópolis, que é localizada no centro-oeste de Santa Catarina, tem apenas 2000 e poucos habitantes e hoje tem algum destaque no mapa do Brasil pelas realizações dos últimos anos com o xadrez. Principalmente o circuito do Clube de Xadrez de Lacerdópolis que a cada etapa atrai cerca de 300 jogadores, cursos de arbitragem organizados pelo CXL, e boa contribuição nos resultados vem do talento e dedicação de uma de nossas atletas: Alaize Dall´Orsoletta.

Conseg
uimos uma entrevista com essa menina de 14 anos, que está conquistando o mundo e já tem no seu currículo:

Catarinense: Campeã sub 10, 12, 14, 16 (2 vezes) e 20.

Brasileiro: Campeã sub 14

3° lugar Brasileiro sub 12, 14 e 16.

Sulamericano: 3° lugar sub 12 e Vice campeã sub 14

Representante oficial do Brasil em 2 mundiais - Turquia 2009 e Grécia 2010.

Campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina 2010




De forma bem amistosa, ela respondeu algumas perguntas para que as pessoas possam conhecê-la um pouco melhor.

Esperamos que gostem....

Alaize, nos conte sobre a sua iniciação ao xadrez. Quando, onde e com quem você aprendeu a jogar?

Bem, minha irmã Aline e o meu irmão Alantales treinavam xadrez na escolinha de Lacerdópolis, e aí minha mãe quis porque quis que eu jogasse também, isso quando eu tinha uns 6 anos. Meus irmãos me ensinaram a mexer algumas peças e então comecei a treinar com o professor Edison na própria escolinha, comecei a gostar de jogar xadrez e não parei mais!

Catarinense sub 12 - 2009

Há quem diga que o xadrez é um esporte totalmente individual, mas sabemos o quanto é importante fazer parte de uma equipe para alcançar os resultados. Quem foram e são as equipes que marcaram sua trajetória até aqui e como eles te ajudaram?

No começo, a Maysa e o Vinicius eram os "colegas de treino", a gente batia uns pings de vez em quando, treinava e ia pros torneios juntos, ano passado eu pude fazer parte da equipe de Rio do Sul nos Jogos Abertos, a mascote do time haha, aprendi muito, além de ter sido muito legal e divertido. Devo muito, muito mesmo, ao Diogo e ao Guilherme, são eles que me preparam e treinam (e me aguentam), ao professor Edison por estar sempre disposto a levar a gente pros torneios. Há várias pessoas que fazem desse time e eu agradeço bastante a todas elas!

Vini, Alaize e Guilherme no Brasileiro

Você é conhecida como uma garota muito simpática (especialmente quando não está disputando a sua partida) e que é bem relacionada com todos. Fale das amizades feitas nos torneios...

Se eu falasse de todas as amizades que fiz em torneios, eu gastaria um bom tempo pra falar de todas! Mas a cada momento dá pra perceber como eu tenho sorte de ter amigos como esses, alguns são uns tremendos palhaços e uns bobalhões hahaha, mentira... são pessoas muito especiais que eu nunca vou esquecer apesar da distância e tudo mais. Eu penso que aquelas pessoas que realmente importam e que fizeram a diferença na tua vida, jamais serão esquecidas, passe o tempo que passar!

Mundial na Turquia - 2009

O professor Edison sempre diz que o xadrez ajuda na escola, assim como a escola ajuda no xadrez. Onde você percebe que o xadrez faz parte da sua formação?

Apesar de eu perder muita aula viajando para os torneios, eu percebo que eu tenho uma certa "facilidade" em entender o conteúdo, e eu consigo me concentrar muito na prova, não me distrair com qualquer coisa. Acho que o xadrez ajuda muito nessa questão de atenção e concentração, seria ótimo se todos os alunos tivessem a oportunidade e a vontade de treinar.

Muitos torneios duram uma semana ou até mais. Como você concilia os estudos da escola com os torneios e treinamentos?

Eu tenho o apoio da escola e dos professores, que entendem o fato de eu perder provas e não fazer alguns trabalhos. Levo um tempo até repôr todo o conteúdo, mas dou meu jeito e além do mais tenho amigos bem inteligentes! hehe

Alaize, Diogo e Maysa no Sulamericano

Quem são os ídolos do esporte que te inspiram?

Procuro me inspirar em todos os grandes jogadores, acho que há alguma coisa pra aprender com cada um, claro que há sempre destaque pros campeões mundiais, se basear nos melhores do mundo já está de bom tamanho. Mas eu gosto muito do Petrosian, ele foi simplesmente genial.

Quais são as suas principais conquistas? E os seus hobbies? (por favor, não fala do Flamengo!! hahaha brincadeira, pode falar)

O Flamengo foi 6 vezes campeão brasileiro, 32 vezes campeão carioca... hahaha, brincadeirinha! Falando sério agora: ganhei o brasileiro de 2010, já fui 6 vezes campeã estadual, fiquei em segundo no sulamericano do ano passado, já participei de dois mundiais...meus hobbies: eu gosto de ler, gosto de jogar futebol, apesar não ter muito futuro nisso hehe, curto vôlei e handebol, e gosto de escrever.

Qual a partida sua que você mais gosta? Comente um pouco dela.

Eu gosto bastante da última partida do mundial do ano passado, foi contra uma guria da África do Sul, ela jogou uma siciliana meio estranha, aí eu ocupei a diagonal a7-g1, sacrifiquei qualidade em c3 e depois dei aquele mate bonito que você dá a dama em g1 e depois dá mate de cavalo em f2, que orgulho! hahaha


Quem apoia a Alaize hoje? E qual a importância de cada um?

A prefeitura de Lacerdópolis permite que a gente jogue vários torneios, disponibiliza transporte e essas coisas, o Colégio Luterano Santissíma Trindade me deu bolsa integral para estudar lá, o FISK já que hoje em dia é essencial saber outro idioma, tanto pra quando vamos jogar algum torneio fora do país quanto para o nosso futuro. Acho que todos ao meu redor me apoiam pra continuar jogando xadrez, meus treinadores, minha família, meus amigos, sem eles eu não teria conseguido nem metade do que eu tenho hoje...

Prof. Edison e Alaize

Obrigado pela entrevista. Todos torcemos muito para o seu sucesso e fazemos o possível para que seja feliz!

ENXADRISTA DE LACERDÓPOLIS CAMPEÃ ESTADUAL!!!

Alaize, Campeã Catarinense sub 20


Aconteceu na cidade de Florianópolis (SC), nos dia 07 e 08 de maio o FECAJ (Festival Catarinense da Juventude), evento valido pelo Campeonato Estadual de Xadrez 2011 nas categorias Sub 16 e Sub 18 anos masculino e feminino.
O evento foi organizado pela Federação Catarinense de Xadrez e Clube de Xadrez de Florianópolis, e realizadas nas dependências do ginásio de esportes do Instituto Estadual de Educação na cidade de Florianópolis.
Todos os torneios foram realizados em 6 rodadas com duas horas de duração cada partida.


O município de Lacerdópolis se fez presente neste evento com três de seus enxadristas, Vinicius Schena (14 anos) jogou a categoria Sub 16 masculino, Alaize Dall’Orsoletta (14 anos), jogou na categoria sub 16 anos e Guilherme Luiz Formigheri (17 anos) jogou na Sub 18 anos.
Guilherme Luiz Formigheri teve um bom desempenho, tendo vencido três partidas e empatando uma, terminado a competição em 6º lugar.
E, novamente Alaize Dall’Orsoletta foi o grande destaque do evento, conquistando 4 vitórias e dois empates, sagrando bi-campeã Sub 16 anos feminino (Alaize foi campeã Sub 16 em 2010). Com mais esta conquista Alaize conseguiu um fato muito importante dentro do xadrez catarinense, sagrando-se no mesmo ano campeã estadual de três categorias diferentes: Sub 14, Sub 16 e Sub 20 anos.

Os campeões estaduais estarão representando Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Xadrez que será realizado no período de 10 a 12 de junho na cidade de Foz do Iguaçu – PR.



Edison e Alaize



Guilherme, Alaize e Vinícius

FECAJ 2011 - Resultado Final

Abaixo você pode conferir os campeões do Festival Catarinense da Juventude - 2011:


Sub 16 anos Masculino (34 participantes)

Campeão: Bruno Orlando Starke de Joinville 5,5 pontos
2º lugar: Leonardo S. Pralon Sampaio de São Bento do Sul 4,5 pontos
3º lugar: Victor Orlando Milezzi de Florianópols com 4,5 pontos


Sub 16 anos Feminino (15 participantes)

Campeã: Alaize Dall'Orsoletta de Lacerdópolis com 5,0 pontos
2º lugar: Isadora Braun de Blumenau com 4,5 pontos
3º lugar: Tainá Seidel Durante de Concórdia com 4,5 pontos


Sub 18 anos Masculino – 15 participantes

Campeão: Ladyr Miglioretto Jr. de Concórdia com 5,0 pontos
2º lugar: Nicolas Rodrigues Reis de Jaraguá do Sul com 4,5 pontos
3º lugar: Denison Klein B. Silva de Concórdia com 4,5 pontos


Sub 18 anos Feminino – 12 participantes

Campeã: Bruna Caroline Oliveira de São Bento do Sul com 4,5 pontos
2º lugar: Letícia Pereira de Jaraguá do Sul com 4,0 pontos
3º lugar: Camila de Souza de São Bento do Sul com 3,5 pontos